“A oportunidade de morar e estudar na França foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Vivenciar o dia a dia de uma outra cultura e um sistema de ensino com nuances muito diferentes do brasileiro foi um desafio que me fez crescer pessoal e profissionalmente. Preciso destacar o quanto eu amei a culinária francesa e as diversas paisagens das cidades que tive oportunidade de visitar. Fiz muitos amigos e com alguns deles mantenho contato até hoje, graças ao IFBAE! Não poderia deixar de mencionar que fui bolsista do governo francês (Bourse Eiffel), o que foi primordial para que eu pudesse me manter na França. Depois do Brasil a França é o meu país de coração, minha segunda casa!”
QUEM FEZ: Márcia Freire de Oliveira
LOCAL: DEA em Sciences de Gestion no IAE de Grenoble (na época se chamava École Superieure des Affaires) em 2002/2003
“Desde o início, os preparativos para minha viagem para a França (aprender francês, encaminhar o projeto para bolsa, preparar a seleção de Master em Grenoble) representaram um grande passo. Graças ao incentivo da Prof. Valmiria Piccinini e do Prof. Hubert Drouvot, fundador do IFBAE, candidatei para fazer um mestrado com perspectivas de doutorado. As certezas de uma vida tranquila se transformaram em grandes desafios, pois estudar no exterior envolve determinação e coragem. Um dos momentos marcantes dessa caminhada foi a defesa do meu mestrado, quando o coordenador do curso, Christian Defelix, contou toda a minha trajetória, as primeiras aulas, as dúvidas, nossas reuniões… Foi emocionante! Continuei minha trajetória no doutorado e atualmente sou professora no IAE de Rennes e presidente do IFBAE, que me acolheu tão bem.”
“Tive a oportunidade de fazer intercâmbio na França em 2 ocasiões: para meu Doutorado entre 2000-2004 no Cerag-IAE-Universidade de Grenoble, e como Professora Visitante no IGR-IAE da Universidade de Rennes em 2024. Entre tempo, diversas viagens para participação em Congressos ou Missões de Pesquisa também foram viabilizadas pelas relações entre França-Brasil. Essas experiências, que perpassam as questões acadêmicas e formativas, uma vez que envolvem também elementos culturais e relacionais, foram determinantes e impulsionadoras na minha vida. Já estou planejando e esperando a próxima vez…”
QUEM FEZ: Raquel Janissek Muniz
LOCAL: GRENOBLE/ FR – 2000- 2004 | RENNES/ FR – 2024
IFBAE
IGR-IAE Université de Rennes
11 Rue Jean Macé, Bureau 248
35700 Rennes France